terça-feira, 1 de janeiro de 2013

#cosplayando o verbo "to be cosplay"

se rola-se uma foto pro instalgram do episódio, seria assim?

2013 não começo exatamente do jeito que eu queria, mas não foi de todo ruim, e curiosamente eu fiquei lembrando desse episódio do TBBT em que eles passam a virada do ano na loja de quadrinhos com fantasias de mercado, e reparei que dos projetos do ano passado que quero dar continuidade nesse ano é cosplay. Eu não sei dizer o que motiva as outras pessoas a começar a fazer cosplay, mas pra mim é foi a vontade de participar da brincadeira praticamente principal de todos os eventos. Eu ia definir cosplay como A atração principal, o mainstream de todo evento, mas apesar de que não dá pra geralizar, a de convir que sem cosplay, o evento perde muioto do charme! Eu vou em eventos desde antes do AnimeClub Canoas virar AnimePoint e o AnimeXtreme ter rolado no colégio que mais deixou saudade nos frequentadores mais oldschool, e eu não lembro de me questionar quando começaria a fazer cosplay, até que em 2011 eu li uma mangá e, de todos esses anos nessa indústria vital, eu me identificava de uma forma muito curiosa por um personagem. Ral, do mangá Ral e Grad, do mangaká Takeshi Obata (que concebeu Death Note), é um guri de 15 anos que desde bebê foi inclausuado numa bolha de magia quando a sombra Grad se apossou do seu corpo e, com muito receio que fosse dar merda, o rei, muito inteligente, mandou aprisionar! palmas pra essa cagada que tu fez, rei, palmas!
É uma história em 4 edições que até onde eu sei só eu li, mas o que importa é que o visual e o espírito do personagem me motivou a pensar em como faria o cosplay do Ral. No fim das contas, Ral foi engavetado e deu lugar ao Edward Elric, que veio a ser meu 1º cosplay. Tive muita ajuda pra confecção desse cosplay: a Juka Crasoves me mostrou os tecidos ideais, o Cris da CosplayRS me meu o norte na confecção dos acessórios e além disso a Clara me emprestou a peruca pro evento :) Fazer o cosplay do Fullmetal Alchemist teve 2 momentos impagáveis: o 1º foi fazer a mão da prótese do personagem de primeira e ficar muito satisfeito comigo mesmo, e 2º foi alguém me perguntar aonde eu comprei a cinta e poder dizer "fui eu mesmo que fiz!" com uma satisfação que só um cosplay conhece! Depois que passou o Anime RS que foi onde eu estreei o cosplay, eu fiquei meio desmotivado, não era minha wibe passear pelo evento esperando que alguém tire uma foto minha, eu precisava de mais, foi então, que meses depois, a Anime Pel anunciou uma etapa seletiva YCC na que foi a última edição do AnimaTRI. Eu precisava aproveitar essa oportunidade, e hoje posso olhar pra trás e lembrar da Otávia anunciando meu nome como 3º colocado na etapa. Confeccionar a máscara, elaborar o roteiro, gravar as vozes do Escamoso e do Mumm Rá na 1ª tentativa de imitá-las, contar com a ajuda do meu bruxo Freelancer, e da minha amada pra apresentação que nem ao menos teve ensaio, apenas uma combinação do que deveria acontecer, ir ao centro do palco e antes que aquele 1 minuto de apresentação encerra-se ouvir as palmas do público, foi muito mágico pra mim. Tudo isso só serviu pra eu ter mais vontade ainda de continuar cosplayando, de deixar a imaginação estabelecer meu próximo projeto, meu próximo momento de brilhar como já vi muitos brilharem, de sentir que sou muito bom em algo :) Cosplay é descobrir uma habilidade, é se preparar meses pra curtir um fim de semana, é pensar na próxima personagem que vai homenagear no próximo evento. E pra ti, o que é cosplay?
COSPLAY É...
...FAZER UMA PASTA "PROJETOS"
...BAIXAR TUTOS E FICAR MAIS PERDIDO QUE ANTES
...FICAR HORAS PROCURANDO PERUCA NO EBAY
...TIRAR INCONTÁVEIS PRINTS DE TODOS OS ÂNGULOS POSSÍVEIS DA PERSONAGEM
...NÃO ENCONTRAR A MALDITA ESTAMPA DA ROUPA DA PERSONAGEM
...RECEBER A PERUCA UM DIA DEPOIS DO EVENTO
...PASSEAR PELO EVENTO ESQUIVANDO DOS PISÕES NA CAPA
...ACERTAR OS OUTROS COM ARMAS, ASAS OU OMBREIRAS ENORMES
...PERDER A PACIÊNCIA E QUEIMAR OS DEDOS COM COLA QUENTE
...PINTAR ALGO COM SPRAY E PESTIAR A CASA INTEIRA
...TERMINAR O COSPLAY DENTRO DO EVENTO

 
Design by Gabriel Ziks