sexta-feira, 29 de junho de 2012

2º ComicConRS - Senta que lá vem texto!




Quem esteve em Porto Alegre, mais precisamente na rua Álvaro Chaves nº 628 nesse findi semana, pôde prestigiar uma concentração de artistas e autoridades no que diz respeito a quadrinhos. A 2ª edição do carro-chefe da Multiverso, produtora que está determinando uma nova categoria de evento aqui no Sul: evento de quadrinhos.
O Palco dessa feira de negócios, como diria meu bruxo Leandro "Gafanha", contou com 24 convidados, entre eles Sidney Gusman (UniversoHQ), Daniel HDR (Studio Dinamo) e Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer). Estandes com produtos que complementaram o evento, onde eu senti falta de uns 200 pila pra levar pra casa uns actions figures e umas hq's que gritavam "ME LEVA PIMENTA, ME LEVA, TU NÃO VAI TE ARREPENDÊ!". 
Calmo: o 2º ComicConRS pode ser definido com essa palavra. Quem é fã/entusiasta/aspirante a quadrinhista, se sentiu em casa com muitas possibilidades de poder chegar no seu artista de preferência e cumprimentar/elogiar, tendo que algumas vezes apenas esperar uma fila, como meu bruxo Sergio Triesse, que foi de cosplay de si mesmo e pôde cumprimentar o _____.
O único ponto fraco, fora os cosplays no evento que podia-se contar nos dedos (a propósito, um abraço pra todos vocês que representaram a categoria Débora Teach, Bruna Crona, Leila Tinoco, Carol Bulma, Rodrigo Kenji, Jeferson Stein, Fabi Fernandes, Matheus Zanchin e o Bátima da Liga Comics, Tiago Dreyer). A propósito, falando em Liga Comics, só tá faltando uma coisa pra sala ficar perfeitamente decorada: Manequins com uniformes dos top da Casa de Idéias e da Casa do Bátima. Quem passou pela sala, viu hq's autografadas, actions figures, acessórios sutís como uma réplica do martelo do Thor e o meu bruxo Professor Xavier Gelson Weschenfelder (só quem viu o moleton que ele tava usando vai entender a piada)  e seus alunos pra discutir/sair no tapa sobre os heróis e suas índoles e tal. Pelo menos foi isso que eu vi quando cheguei, onde um random discutia com o Bátima sobre Homem-Aranha.
A produtora Multiverso consultou algum Guru que achou um dia que o público ia no mínimo ter que botar um casaco. Tomara que a próxima edição do evento caia numa época boa que nem essa.
Já falei bem do evento né, VAMO FALÁ MAL UM POUQUINHO PRA AUDIÊNCIA? TODOS GOSTA METER O PAU NOS EVENTOS! Praça de alimentação: Acho que esse é não só do público, mas de qualquer produtora, a pedrinha no sapato. MOMENTO ENGRAÇADALHO FAUSTO SILVA: Aquele parente que quando a gente vai dar uma festa e começa a convidar os tio, os primo e tal, surge aquele "putz, esse toma uns kisuco e dá ALOKA". Esse foi o MOMENTO ENGRAÇADALHO FAUSTO SILVA. OLOCO.
Os preços não eram equivalentes a qualidade. A batata-frita não tava bem frita, o cachorro quente, que eu carinhosamente chamo de "cusco", tava 6 pila. SEIS CONTO num CACHORRO? Véi, na boa véi, SE fosse no Kurtz, eu até pagava, porque lá o cachorro quente GG nem fecha de tão recheado. MÃNS isso é algo retornável, afinal tem um Bourbon a 10 minutos do Marista São Pedro, então whatever né cara #azaghalfeelings
A propósito, falando no anão, teve uma fã uniformizada daquele site que agora tem até uma rede social, quem quiser, me adiciona lá ;)
Eu ia pará por aqui, porque eu já me empolguei falando, MÃNS eu quero mais é que se exploda quem não gosta de ler, e vamos com algo que eu nunca fiz aqui: Depoimento dos bruxos sobre o evento! :) nova atração do blog #ahtrine


Eu vou escrever pouco, porque como tu citou muito bem ali em cima, eu arranjei um trampinho na comicon! To pintando a capa de um livro de rpg aqui enquanto escrevo. Eu concordo com tudo que tu falou aqui e digo mais: A ComicCon RS é diferenciada justamente por ser um evento voltado pra produção ocidental de quadrinhos. O ponto positivo, é que muitos brasileiros trabalham na indústria e podem com muito mais facilidade, que o Toryama por exemplo, comparecer. Eu sou fã e trabalho com desenho, então, me divirto horrores. Sai com obras autografadas dos renomados. Sai com obras autografadas dos iniciantes.  Sai com obras autografadas dos bruxos que também produzem. Sai feliz.

O publico é aquele, mais maduro, que vai pela qualidade e não pela quantidade. E é isso que consegue:  um evento tranquilo com conteúdo focado na produção e apreciação das obras. Eram poucos os cosplays, mas de qualidade. E tipo, quadrinhos ocidentais é um mundo bem fechado, não são muitos os personagens que existem e tem um monopólio Marvel e DC.  Então se uma menina quiser cosplayear tem muito mais chances de repetir a "mulher maravilha" do que qualquer outro cosplay de personagem de anime. Eu acho que isso inibi um pouco nesses eventos, teve até dois Batmans esse ano, bem legais por sinal. Eu diria que o numero de cosplayers foi  proporcional ao tamanho do publico. Bem tranquilo. Beijo Pi.
-Gafanha


Bah, foi ótimo o evento! Conseguimos um autógrafo maravilhoso do Eduardo Risso, ele fez um batman lindão de dedicatória pra mim e pro Pablo! No cidade castigada, que a propósito é muito bom, li ele todo no domingo e ainda deu pra comprar umas coisinhas tem fotos no meu facebook, tanto do autógrafo quanto uma foto com o Eduardo Risso, comecei a curtir o batman por causa do eduardo risso, achei isso fantástico!
-Fernanda Alberici


Bom a pedido do Pi, vou dar o meu depoimento sobre o evento Multiverso ComicCon RS.
Cara eu descobri esse evento no site do Rafael Albuquerque (American vampire/ Batman), e por acaso eu tinha voltado a colecionar Vertigo fazia poucos meses. E por causa dessa grande revista que acordou meu “Q”, a muito esquecido de fã de quadrinhos, me preparei com todo o afinco para esse evento. Então no dia 23/06 acordei muito cedo para ir de encontro a esse evento que ao meu ver (lembrou os áureos tempos de Rondon e Anime Club em canoas). Deixe eu dizer porque: Esse é verdadeiro evento feito de fã pra fã.
Os caras da organizadora ComicCon RS, estão de parabéns pelo ótimo evento que foi feito. (algo feito para o verdadeiro fã).
O evento devia ter em media de 600 a 700 pessoas nos dois dias.
Vamos aos fatos. Primeiro, o grande nome do evento se chama Eduardo Risso (100 balas/Spaceman/Batman) esse argentino me surpreendeu com seu carisma, grande desenhista, com total atenção a todos os que lhe pediram autógrafos. Desenhando em várias revistas acordando aquele sentimento bom, algo que eu nunca tinha sentido quando falava com um artista que eu gosta-se, pois odeio tietismo . eu tenho um encadernado de Batman Cidade Castigada com seu autografo agora *--*.
Mas a vinda do Risso também trouxe pra mim o único ruído do evento, a falta de organização com as pessoas que tinham ido para pegar o autografo, foi muito pouco tempo dele dando autógrafo e também, muitas pessoas levaram sacolas de revista para ele autografar e desenhar (estou falando mochilas cheias de revistas). Acho que isso deve ter sido o fato negativo, talvez eles não esperassem tanta gente procurando um astro do desenho  para autógrafos, eu não sei dizer. A ajuda da minha namorada, Feer, a organização conseguiu uma boa saída para ele poder fazer o Painel da Vertigo e após sua entrevista voltar ao estande de autógrafos.
Cara, o que foi aquela sala temática do Batman no 3º piso! Eu entrei nela após uns 5 minutos de espera, mas eu vi desenhos magníficos do Lee Bermejo e outros grandes desenhistas do Batman. (eu não me recordo de todos), mas cara eu fiquei maravilhado com aquilo. Pena que não tinha mais bateria no iphone para poder postar uma foto dessa galeria, a coisa foi linda demais!!!
Bom eu só fui no sábado por causa do painel da Vertigo, que ao meu ver tinha o melhor cast de artistas, e trazia ainda o Fabiano Dernadim que é o editor da revista, que me deixou cheio de esperanças, as perguntas fluíram de acordo com as minhas dúvidas, tirando um cabeça oca, que inventou de perguntar quando os desenhistas ganhavam (tem cara que pede pra tomar uma vaia), no fim foi muito positivo, eu gostei muito do que ouvi. Agora é só aguardar os relançamentos de grandes histórias como Invisíveis, Planetary e Patrulha Destino.
Finalmente o que eu posso dizer, o saldo dessa saída foi mega positivo. Preço de ingresso acessível, cantina na media de outros eventos, hombridade dos organizadores, pronto para darem instruções, facilidade de conversar com seus astros. Pois eu apertei a mão e peguei autógrafo dos dois caras que eu mais admirava naquele evento (Risso e Albuquerque). Me senti em casa, sem filas, fácil acesso, lojistas dispostos a ajudar e presenças super interessantes. Bastante podcasters, presença do ArgCast!, Melhores do Mundo, QuadrinCast e ComicPod. Esses foram os que eu reconheci.
Voltei com 5 revistas, e deixei muita coisa lá ainda com o sentimento de quero mais. (pena que os lojistas não estavam dando descontos).


Me senti com 14 anos novamente, acho que esse evento me lembrou como era ter apenas que se preocupar com a próxima revista a comprar e ter que tirar notas boas pra poder jogar meu FFVII no fim de semana. Acho que essa experiência foi mais agradável pra mim que pro meu irmão que foi junto comigo.


Que venha a Multiverso comiccon e a próxima com mais pessoas legais e com a organização seguindo o ótimo trabalho!


-Pablo Sarmento


Moral da história: por mim, a produtora Multiverso ganhou +20 em conceito, eu só tenho a desejar sucesso a mesma e que nas próximas edições tenha mais estandes, que mais cosplays se sintam convidados a ir, e que a cantina da praça seja revista (revista, entendeu? evento de quadrinhos=revista, ah vai, tudo haver o trocadilho).

 
Design by Gabriel Ziks